Bloco de conteúdo correspondente no adsense

O Adsense liberou recentemente o bloco de conteúdo correspondente. Não liberou para todos os sites. Fiquei sabendo através de uma mensagem no painel de controle com uma mensagem que colocaram falando da nova funcionalidade BETA do sistema do adsense.

O Conteúdo correspondente beta permite que os visitantes do site encontrem mais artigos no seu site com base nos interesses deles (google adsense).

A partir de agora, alguns sites selecionados por eles, seu site poderá ter um bloco de páginas relacionadas servidas pelo próprio google adsense. É basicamente isto: Bloco de anúncios relacionados.

Veja o que eles falam sobre a nova funcionalidade do sistema:

O conteúdo correspondente é uma ferramenta de recomendação gratuita que oferece a você uma forma simples de promover seus artigos aos visitantes do seu site. Ao tornar mais fácil a localização do conteúdo de interesse pelos seus leitores, é possível aumentar as exibições de página, o tempo gasto no seu site, a lealdade dos leitores, o número de impressões de anúncios e, por fim, a receita dos anúncios.

Se quiser ler o texto na íntegra sobre o que é e como funciona o Bloco de conteúdo correspondente siga o link a seguir: https://support.google.com/adsense/answer/6111336?hl=pt-BR&ref_topic=1307438

Bloco de anúncio correspondente no adsense

Bloco de anúncio correspondente no adsense

Como saber se seu site está aprovado?

Se quiser saber se seu site está aprovado para a nova funcionalidade de Bloco de conteúdo correspondente siga os passos a seguir:

  1. Clique na roda no canto superior direito depois do seu email
  2. Configurações
  3. Gerenciamento de sites

Haverá uma coluna chamada Conteúdo correspondente que dirá qual site (se houver mais de um) está com liberação para este recurso.

Se você teimar e quiser inserir o bloco em sites não aprovados, nada irá aparecer. Então não perca seu tempo.

Como Bloco de conteúdo correspondente

Agora que você já sabe qual site está liberado para ter a funcionalidade, você pode ir criar o bloco. Vá na página onde você normalmente cria os blocos de anúncios (em meus anúncios -> Novo bloco de anúncios).

Você pode verificar na aba Tipo de anúncio como descrito na imagem abaixo que terá uma nova opção: “Somente conteúdo com correspondência“.

Criação do bloco de conteúdo por correspondência

Criação do bloco de conteúdo por correspondência

Após criar o bloco novo, você deve aguardar cerca de 15 minutos antes de incluir no site (recomendação do próprio adsense) para que não fique aparecendo aquelas propagandas do adsense e etc (assim como acontece quando você cria um bloco novo e logo insere no site).

Dúvida: Estes blocos geram receita?

A resposta é NÃO! Estes blocos não tem por objetivo gerar nenhuma receita. O foco dele é, como falei anteriormente, que seu usuário encontre seus artigos e/ou conteúdos e melhore a experiência no site. Afinal, quanto mais página ele navegar no seu site, maior também é a probabilidade de que ele se interesse por algum bloco que gera receita e clique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *