Como fazer um site de nicho com a palavra chave correta

Saiba como fazer um site de nicho render e como lucrar com ele. Aprenda a ganhar visitantes que querem o que você oferece e como ganhar dinheiro com eles.

Primeiramente, um site de nicho é um site voltado para um grupo selecionado de pessoas com um interesse em comum. Geralmente são sites voltados para algo específico como “Dieta dukan”, “Notebook Dell”, “Tênis da nike” e etc. São sites que buscam posicionamento em palavras chaves bem específicas e não variam muito disso.

Os sites de nicho falam de um único assunto, enquanto outros tipos abrangem diversos temas como sites sobre “beleza feminina”, “notícias do Rio de Janeiro”, “Empregos em São Paulo” e etc. Deu para entender?

Foco na palavra chave

Keyword para site de nicho

Keyword para site de nicho

Mas você pode estar se perguntando em relação ao número de visitas. Um site que abrange mais palavras chaves pode alcançar mais pessoas e consequentemente possuir mais visitas. Sim, é verdade. É verdade também que um site de nicho pode ser considerado “um site de sucesso” ao alcançar 300 visitas diárias por exemplo, dependendo da palavra chave.

E talvez estas 400 visitas possam trazer mais lucros do que um site generalista com 4000 visitas. Vamos aos “porquês” (junto e com acento, rs).

Como gerar lucro

Os sites de nicho devem ser escolhidos a dedo e não é simplesmente por que você decide fazer um site especializado em algo, que você vai ganhar muito dinheiro. Antes de iniciar você deve pesquisar sobre o valor da keyword (CPC) e o número de visitas mensais. Eu recomendo utilizar o google keyword planner para resgatar estas informações. Porém existem outras ferramentas na web para você fazer esta pesquisa como semrush.com, ahrefs.com, majesticseo.com e outros, porém são ferramentas pagas. Aconselho utilizar quando já tiver um site grande com um lucro elevado.

Escolhido o nicho, você deve buscar conhecer este tema, se aprofundar, estudar e depois começar o site. Não adianta você encher o site de backlink “fake” e escrever um monte de baboseira (inclusive com cópias de outros sites) que o google não irá lhe conceder visitas por isso. Com o conhecimento necessário sobre o tema, você pode começar a escrever sobre o assunto.

Conteúdo é fundamental, é a base do seu site. Sem um bom conteúdo não adianta nenhum esforço pois seu site não terá sucesso e você vai ter jogado seu tempo fora.

Nem tudo é google adsense também. Você pode sempre unir o útil ao agradável. Uma dica importante é pesquisar também em outros sistemas afiliados que você possivelmente irá utilizar. Pode ser que existam muitos outros afiliados bons para a palavra-chave escolhida além do google adsense. Não se prenda! Então você deve balancear este ponto também. Nunca fique preso a somente um afiliado. Existem palavras-chaves por exemplo que é infinitamente utilizar outros sistemas de afiliados e deixar o adsense de escanteio. Alguns afiliados oferecem campanhas sazonais como afilio.com.br e zanox.com.br com ótimas campanhas e ótimos payouts.

A ferramenta e o template

Utilize o wordpress. É gratuito e oferece diversos temas (templates) grátis para diversos nichos. Assim, o único investimento inicial para o seu site de nicho será o domínio que é pago anualmente e a hospedagem que você pode por diversos sites nele.

Evite utilizar blogger e outros serviços free. Existem casos de sucessos lá, mas EU, PARTICULARMENTE, não recomendo. Não me sinto bem em deixar meus trabalhos a mercê de terceiros.

Um exemplo pessoal

Fazer um site de nicho não deve ser a solução dos seus problemas. Ao menos você não deve tratá-lo como tal. Meu último case de site de nicho levou 4 meses para começar a gerar visitas. Hoje tem 100 visitas e para mim já se tornou um bom investimento (visto que a palavra chave não é muito buscada). Gastei $2 dólares para registrar o domínio e a hospedagem eu já pagava sem ele. Abaixo segue os lucros dos últimos 30 dias. Não vou detalhar mais por que o google adsense não permite.

A imagem está pequena, basta você clicar nela para abrir maior.

Lucros com site de Nicho

Lucros com site de Nicho

Lembrando que não estou utilizando nenhum outro tipo de afiliado. Existem diversos e por pura preguiça não estou utilizando. Uma excelente opção que está rendendo muito no momento são ebooks. Eles rendem até 50% de lucro pelo sistema de afiliados hotmart.

As visitas

Nesta última atualização do google, as redes sociais estão surtindo mais efeito, então busque a criação de uma fanpage e um perfil no twitter. Evite “robotizar” este processo de publicação de novidades. Escreva manualmente e evite copiar trechos do texto para divulgar. Fale informalmente!

Tente inserir um link em um de seus melhores sites (melhor posicionado no sistema de busca) e incluir o sitemap no google webmaster que já irá surtir um bom efeito no site. Estes passos servirão primeiramente para dizer ao google que seu site existe e que está pronto para receber visitantes.

Boa sorte com seu site de nicho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *