Como reviver seus projetos web antigos e abandonados

Os donos de sites e blogs que possuem muitos projetos, frequentemente passam por este problema. Reviver ou não projetos antigos? Leia as dicas do que fazer.

Recentemente tivemos mais uma atualização do google em relação aos sites adaptados para mobile. E algumas pessoas acabaram por perder posições no sistema de busca do google (e outras acabaram ganhando também). Porém, se você é um dos felizardos sob o aspecto negativo ou se seus projetos web não tem andado bem das pernas, vou passar algumas dicas para você tentar melhorar.

Um dos primeiros artigos do blog foi sobre 5 dicas para você não desanimar de seu site e creio que ler este artigo já é um bom começo para você tentar retomar o rumo do sucesso.

Dicas

Se você possui diversos projetos de sites / blogs, deve ter aquele esquecido que está no ar, mas que você não mexe a tempos.

Concorrência: Tente analisar a “nova concorrência” para saber o que mudou, se algo mudou, e o que você pode e deve fazer para reiniciar o projeto com força total. As vezes seu site só precisa de um pequeno empurrãozinho para poder fazê-lo render uma grana a mais no final do mês.

Layout: Tente otimizar o layout do site e veja como e o que você pode fazer para que ele se adeque as novas regras de SEO.

Testes: Refaça os testes de SEO nele e tente corrigir. Eis as ferramentas mais importantes que seu site deve passar para que ele fique bem posicionado novamente e você volte a ganhar dinheiro com ele:

  • PageSpeed – Testes de velocidade e inconsistências no código ligados diretamente ao google.
  • SemRush – Análise de backlinks, concorrências e etc.
  • W3C Html validator – Ferramenta para validar seu site no órgão W3C. Falo dele em quase todos os artigos. Dê uma pesquisada se desejar saber mais.

Se o seu site antigo não passou no teste do pageSpeed do google por exemplo, vale o investimento de tempo em torná-lo com nota 100 no sistema. Esta ferramenta possui com certeza, uns 10 itens que são utilizados para ranquear seu site.

Caso tenha muitos problemas ou dificuldades em relação a validação do seu layout (tema como é chamado no wordpress), tente alterar e colocar algum que já esteja em um ponto mais avançado.

Obs.: Cuidado com os temas piratas que são baixados na internet. Se você baixar algum tema pago, mas baixar de graça, ele provavelmente virá com algum tipo de malware. Então evite utilizar estes temas. Se você realmente trabalha sério para ganhar dinheiro na internet, você sabe que deve investir algum dinheiro para evitar perder dinheiro no futuro (como seu site ser invadido por crackers, malwares e etc).

Inserção/atualização de conteúdo: Se as informações estiverem desatualizadas, tente reviver as informações, artigos, pautas e etc. Senão crie novas para dar sinais de atualização ao google. Só não invente de criar 200 artigos ou 200 novas páginas do dia para a noite e fazer com que o google ache que seu site virou site de SPAM. Reinicie o projeto com calma e atenção.

Projeto Novo x Projeto Antigo

Na maioria dos casos eu prefiro, quando tiver um tempo extra, reviver um projeto antigo do que iniciar um projeto novo. O projeto novo exigirá o cumprimento de novas etapas que você já cumpriu com o projeto antigo. Então reviver um projeto antigo acaba sendo mais fácil e menos custoso em relação a tempo e investimento.

Sem contar com outros fatores de SEO, como a idade do domínio, tempo que o site está online (passa mais credibilidade aos sistemas de busca por exemplo) e etc.

Com o projeto antigo, você basicamente já conhece os concorrentes e pode pular algumas etapas mais “chatas”.

Reveja os erros

Veja por que desanimou do nicho que estava trabalhando. Por que ele não foi para frente? Cansou, enjoou? Não estava dando lucro suficiente? Tente rever estes tópicos.

Procure por novos sistemas de afiliados

Como seu projeto é antigo, provavelmente você já encontrou algum outro sistema de afiliados que oferece mais opções do que você tinha quando trabalhava com seu site abandonado.

Talvez ele volte a dar um lucro maior do que estava dando na época em que ele não estava abandonado ainda.

Site abandonado para sempre?

Por último, foge um pouco a proposta do artigo. Porém, caso não tenha jeito e você já tenha feito tudo que falei acima por que não vender o projeto para outra pessoa com mais ânimo de reviver o site? Você ainda pode ganhar dinheiro online com este site, nem que seja pela última vez (rs). Anuncie no facebook, entre seus amigos ou você pode até mesmo postar aqui no blog que sempre haverá pessoas interessadas. Só não peça muito dinheiro, afinal ele é um projeto “morto” e a pessoa ainda terá que trabalhar muito para revive-lo. E se cobrar muito ninguém comprará e você continuará com o “elefante branco” parado e ocupando espaço e processamento de seu servidor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *