Hospedagem de sites – Como funciona?

Sabe como funciona a hospedagem de sites? Tire suas dúvidas e saiba como colocar um site online na internet. Artigo para os iniciantes! Leia e aprenda!

Este é um artigo para quem está iniciando na criação de sites e quer hospedar um site. Para manter um site na internet você precisa da hospedagem de sites para manter seus arquivos disponíveis para os visitantes 24 horas por dia, 7 dias na semana e assim por diante. E para isso você precisa que seus arquivos do seu site estejam em uma máquina que fique este tempo todo ligado, no caso um servidor.

O que é um servidor de hospedagem?

Um servidor é uma máquina mais potente do que nós, usuários comuns, utilizam. Possuem uma maior capacidade de armazenamento, processamento e etc. Eles ficam localizados em datacenters (local onde ficam diversos servidores com bastante segurança e monitoramento). Em um bom datacenter os servidores possuem replicação de informações localizados em outro local. Então existem estruturas e estruturas. Um bom e um ruim.

Vou mostrar como funciona a estrutura de acesso a um servidor com replicação de informações e sem. Claro que quanto mais tecnologia, mais caro fica a hospedagem do site no final do mês.

A hospedagem comum é a mais utilizada para sites de pequeno até médio porte. Sites que não possuem tantos acessos e que não dão problemas.

Hospedagem de sites comum

Hospedagem de sites comum

Agora, existem sites que não podem sair do ar por nenhum segundo sequer. Ou até mesmo servidores com informações críticas que tem que estar disponíveis 100% do tempo. O gráfico abaixo funciona da seguinte forma. O usuário acessa o site, só que antes ele passa por um servidor de replicação para saber se o servidor destino está online e disponível para consulta. O servidor A então retorna a informação: “Servidor de replicação, aqui está tudo OK, pode mandar o usuário para cá!”. Então ele passa o usuário para lá e o mesmo acessa a informação. No caso de de problemas o mesmo processo é feito e ele tenta o próximo servidor disponível. Ambos os servidores possuem rotinas de espelhamento para ficarem com as informações exatamente iguais. Grandes sites possuem servidores diferentes para manter os arquivos e o banco de dados afim de agilizar as consultas.

Hospedagem com replicação

Hospedagem com replicação

Só falei sobre isto para você ter ideia que a coisa é muito mais aprofundada do que parece. Para começar com um site, você provavelmente irá utilizar um servidor comum e compartilhado com outros milhares de sites, pois o mesmo sustenta. Se um dia seu site ou blog bombar você precisará de um VPS ou um servidor dedicado (um PC separado somente para o seu site).

Como colocar os arquivos do meu site no meu servidor?

Ao se cadastrar em um servidor de hospedagem você receberá um login e senha de um painel e consequentemente de um FTP, que é o protocolo de transmissão de informações para você poder enviar os seus arquivos para o servidor. Existem diversos programas na internet de FTP e você pode procurar por aí o que mais lhe agradar e baixar.

Ao inserir o usuário e senha disponibilizados pelo serviço de hospedagem, basta você jogar os arquivos pelo FTP e pronto. As configurações de domínios no servidor varia de servidor para servidor e eles podem lhe auxiliar nesta tarefa pois isto é muito amplo e não posso falar sobre isto devido a variedade de modos.

Quanto de espaço terei na minha hospedagem?

Existem diversos planos disponíveis. Quanto mais você pagar, mais espaço terá. Mas não se preocupe, para começar você não precisará de muito espaço e se precisar depois você poderá solicitar.

A hospedagem é necessária para quem quer ter uma flexibilidade maior. Existem serviços gratuitos como blogger, wordpress e pagos como Wix, Webnode e etc que oferecem blogs gratuitos e você não precisa se preocupar com a hospedagem pois é tudo com eles. Porém ao ter sua hospedagem você garante que as informações estarão lá enquanto você pagar a hospedagem, e segura! Ao contrário de outros serviços onde as informações ficam em locais desconhecidos e backup por exemplo não impossíveis.

Onde encontro hospedagem de sites barata?

Hospedagem de sites barata você encontra no exterior, mais precisamente nos EUA. Hospedagem de sites no Brasil custa caro e não vale a pena, ao meu modo de ver. Existem diversos prós e contras. O maior benefício de você hospedar o site em um servidor de hospedagem localizado no Brasil é a velocidade. Seu site ficará um pouco mais veloz. Mas o preço, ao meu modo de ver, não compensa e a diferença não é tão grande assim. Pessoas que trabalham com SEO dizem que a localização do servidor de hospedagem de sites influencia no posicionamento do site nos motores de busca, mas nada foi comprovado até hoje.

Atenção pois Você pode ver empresas brasileiras oferecendo hospedagem, mas seus servidores ficam no exterior. Então não se assuste se ver uma diferença de valores muito gritante oferecendo o mesmo serviço. Se você optar por hospedagem nacional, certifique-se que a empresa que oferece, realmente possua o servidor localizado no Brasil.

A recomendação para quem está iniciando um projeto sério na web é que contrate um serviço de hospedagem de sites profissional para garantir a integridade e acesso as suas informações.

2 thoughts on “Hospedagem de sites – Como funciona?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *