SEO: Migrar seu site de HTTP para HTTPS com segurança

Há um tempo, o google anunciou que passaria a rankear os websites através de mais um fator: HTTPS. A partir daí muitos webmasters passaram seus sites para https sem qualquer critério pela corrida desenfreada pelo primeiro lugar no sistema de busca do google. Tudo pelo SEO.

Porém, muitos fizeram muitas besteiras (eu me incluo nesta). Vou listar algumas dicas e como você pode transformar seu site em conexão segura utilizando HTTPS gratuitamente.

CloudFlare

O primeiro passo é fazer o cadastro no cloudflare. Lá eles oferecem o https gratuitamente. Falei um pouco sobre isso no meu site de criação de sites. Lá existe uma imagem simples e interessante e você pode ver como funciona o https utilizado pelo cloudflare.

O bom de tudo isso que exige muito pouco conhecimento. Você não precisa alterar nada no seu servidor, pois o “serviço HTTPS” é entregue antes do usuário acessar seu servidor.

Você deve estudar a respeito da configuração do cloudflare para o seu domínio. Você deve alterar o DNS do mesmo para o cloudflare e depois disso, no painel do sistema deles colocar o DNS do seu servidor. Irei falar um pouco mais sobre este serviço em outro artigo. O foco aqui é a conexão segura em HTTPS.

Conexão Segura HTTPS

Conexão Segura HTTPS

Seguido os passos citados, seu site já terá a condição de responder ao https (https://www.seusite.com.br por exemplo).

Configuração do site

Esta parte é fundamental para o correto funcionamento do HTTPS. Porém é uma área muito ampla pois seu site pode possuir qualquer sistema ou CMS como base. Se você simplesmente trabalhar com HTML puro, basta alterar as URLs para HTTPS que seu site irá responder. Lembre-se de alterar TODOS os links do site.

Conteúdo repetido

Enfatizei o quesito “TODOS” anteriormente simplesmente pelo fato de que, se você tiver um link na página A apontando para o link da página C com HTTPS e na página B apontando para a página C também, so que desta vez sem o HTTPS você terá simplesmente duas páginas COMPLETAMENTE DIFERENTES porém com conteúdo repetido. Isso é mal para SEO. Fará com que você perca pontos de otimização ao invés de ganhar, que é o objetivo da implantação do HTTPS.

Sitemap

Certifique-se também de que seu sitemap possui os apontamentos para os links com HTTPS. Trabalhoso, não? Pois é, feche todo o site, você deve verificar todos os locais que possam ter links.

Erro bastante comum de HTTPS para SEO no WordPress

Se você utiliza wordpress assim como uma grande porcentagem de todos os sites da internet, deve se preocupar com o cabeçalho do gerenciador de conteúdo. Creio que outros gerenciadores também devem colocar links no cabeçalho interno da página.

Então é mais uma coisa para verificar.

Canonical links! O plugin wordpress SEO possui uma seção onde ele coloca o link canônico. Não vou perder tempo explicando o que é ou como funciona. Ao invés disso acessem o link a seguir de uma das pessoas mais influentes do sistema de busca do google Matt Cutts que fala a respeito dos links canônicos.

Este foi um erro tão cometido nos sites que passaram de HTTP para HTTPS a fim de melhorar o SEO do site que o próprio google se pronunciou a respeito do fato, dizendo para prestarem atenção nos links canônicos pois geram páginas duplicadas e erro na hora de indexar o site.

Como resolver no wordpress? Vá no arquivo functions.php do seu tema (aparência -> editar) e insira o seguinte código:

// Remove link Canônico inserido pelo plugin Yoast WordPress SEO

function at_remove_dup_canonical_link() {
	return false;
}
add_filter( 'wpseo_canonical', 'at_remove_dup_canonical_link' );

add_action ( 'wp_head' , 'my_rel_canonical' ) ;

function my_rel_canonical () {
    ob_start () ;
    rel_canonical () ;
    $rel_content = ob_get_contents () ;
    ob_end_clean () ;
    echo str_replace ( "http:" , "https:" , $rel_content ) ;
}

Plugin para HTTPS no wordpress

Uma boa dica para usar HTTPS no seu site que utiliza o gerenciador de conteúdo wordpress é o plugin WordPress HTTPS.

Baixe pelo próprio wordpress e ative o plugin. As configurações dele são bem básicas e com pouco conhecimento você finaliza a configuração. Qualquer dúvida poste nos comentários e boa sorte nos Rankings do google com mais esta técnica de SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *