Trabalhar em casa exige também muito conforto

Saiba como melhorar seu ambiente de trabalho melhorando seu conforto e aumentado sua produtividade com dicas simples, eficientes e fáceis de serem feitas.

Sim, conforto é um dos itens principais para se trabalhar em casa. O home office, como muitos também preferem chamar pode se tornar mais estressante e cansativo do que um trabalho secular.

Trabalhar em casa não é fácil e te toma muito mais tempo do que em um trabalho como assalariado onde você bate o ponto e trabalha até dar o eu horário. Sabe que no final do mês você terá o seu salário certinho, sejam eles dez mil reais ou um simples salário mínimo.

A variação de salário pode trazer muito stress e questionamentos. Outros fatores que podem atrapalhar e comprometer sua produtividade:

  • Ambiente não propício ao trabalho / atividade que exerce
  • Falta de estabilidade financeira
  • Stress
  • Conforto

Dentre estes itens vou destacar o que citei no título do artigo, o conforto. Mas vou falar um pouco dos outros também.

Recentemente eu mudei meu escritório. Ele é minúsculo, medindo aproximadamente 1.5 metros por 2.4 metros mais ou menos. Então, quando fiz a construção de minha casa, já havia uma possibilidade de trabalhar em casa por algum período ou em algum período da minha vida. Como ele é bem estreito eu simplesmente fiz uma bancada e coloquei uma luz bem forte. Com a modificação que fiz recentemente ficou 10x melhor. Vou citar como investi no conforto do meu escritório para trabalhar em casa nos dias de folga do meu emprego convencional (sim, eu e muitas pessoas da área acabam tendo dois empregos).

Cadeiras Confortáveis, quanto mais melhor

A cadeira do escritório é relativamente antiga mas atende muito bem a necessidade. Paguei mais ou menos 350 reais (divididos em 12 vezes rs) no mercado livre na época. Vou postar a foto de uma similar com o link da loja virtual caso você se interesse em comprar a cadeira de escritório ( com 12% de desconto no site do submarino)

trabalhando em casa com conforto - Cadeira de escritório

trabalhando em casa com conforto – Cadeira de escritório

.

Repare que esta cadeira possui a caída para trás, o que faz com que você tenha mais conforto quando estiver trabalhando por várias horas. Já vi alguns modelos que acabam “te jogando para frente” o que faz com que você não tenha o conforto necessário para trabalhar por longas horas.

Kit Mouse e teclado Wireless

O mouse e teclado é algo muito particular, eu sei. O conforto na hora de escrever é relativo, assim como os “cliques do mouse”. Mas tenho algo a falar sobre esta parte do seu escritório. O ideal é sempre os teclados que façam o mínimo de barulho possível. Sei que você nem nota mais, caso tenha um teclado barulhento (assim como o meu é hoje em dia), mas verá a enorme diferença quando trocar de teclado. Os mais macios e menos barulhentos são os melhores para te dar um maior poder de concentração durante a digitação. Repare bem que você já sabe até o barulho exato que seu teclado faz em cada tecla. A barra de espaço, o enter, as teclas. Você saberia até me dizer qual tecla a pessoa está apertando se fechar os olhos. Estes sons ficam em nosso subconsciente e atrapalham o seu trabalho.

O mouse funciona da mesma forma, mas de forma menos perturbadora. O mouse deve ser o mais confortável possível. Como falei este item é muito particular e cada um pode ter um ponto de vista diferente em relação ao mouse.

Mas algo que não podemos negar é que os aparelhos wireless são os melhores. Se você notar bem, os fios, além de deixar o ambiente mais “sujo” atrapalham seu rendimento também. Os fios acabam ficando virados para os cantos e atrapalham o movimento do mouse. Minha sugestão é a seguinte: Kit wireless de mouse e teclado. Os da Dell são os mais caros e para mim, os melhores.

Na hora de comprar um teclado novo, lembre-se de qual modelo você está mais adaptado. Geralmente os ABNT2 são os mais utilizados. Outro fator muito importante é a posição do “enter” e “backspace”. Alguns teclados tem deixado o tamanho do botão de enter muito menor. Então isso também pode diminuir seu rendimento pois ficará apertando tecla errado o tempo todo e acabará aumentando seu stress no trabalho em casa.

Um fator que muitas pessoas pensam como um “contra” dos kits wireless são as baterias. Ao contrário dos que muitos pensam, as pilhas não acabam de uma hora para outra. Claro, se você comprar o kit da China é diferente do que comprar um kit original da microsoft. Então gastar um pouco mais na hora da compra pode economizar em problemas e geração de conceitos errôneos a respeito dos aparelhos sem fio. Eu mesmo tinha este falso pensamento a respeito das pilhas.

Kit mouse e teclado wireless com desconto

A Iluminação do ambiente

Conforto também está muito ligado a iluminação. A primeira lâmpada que coloquei no meu escritório era uma lâmpada fluorescente normal. Até que ela queimou e pensei: “Vou comprar uma lâmpada com mais potência”. E comprei. Meu escritório como era pequeno ficava 100% iluminado. Excelente para filmagens por exemplo. Mas para trabalhar em casa e ter um bom ambiente para render o importante não era muita iluminação e sim a iluminação adequada. Sim, você pode já saber isso a tempos mas eu nunca me liguei em relação a isso.

O ideal é uma iluminação “morna”. Traz requinte ao ambiente e tranquilidade para trabalhar e render (com muito mais conforto).

A imagem abaixo mostra a cor da iluminação que estou falando que coloquei no meu escritório e deu super certo.

Trabalhar em casa - Conforto na iluminação

Trabalhar em casa – Conforto na iluminação

Os benefícios são muitos, principalmente na economia pois a lâmpada de LED é econômica e não esquenta tanto o ambiente.

Ar Condicionado no escritório

Este é mais um item de Luxo ao meu ver. Principalmente nos dias atuais em relação ao valor da energia elétrica no país. Mas é inegável que um ar condicionado no ambiente de trabalho traz muito mais conforto e tranquilidade.

Mas, particularmente, eu consigo me concentrar mais com o barulho do ventilador do que no silêncio absoluto. O silêncio absoluto que por falar nele é quase impossível para quem trabalha em casa e tem marido, mulher, filhos, cachorro e etc te incomodando o tempo todo. Então o barulho do ventilador acaba que me faz abstrair dos barulhos do “mundo exterior”.

Os Móveis do escritório

Os móveis do escritório trazem mais organização ao seu escritório. Meu escritório por exemplo tinha uma bancada que não possuía gavetas. Então qualquer papel que você traz para sua bancada gera bagunça e traz desorganização. Comprei recentemente um móvel com dois gaveteiros para por no meu escritório e ficou simplesmente demais. Veja a foto a seguir:

Móvel de escritório

Móvel de escritório com gaveteiros trazendo mais conforto para o ambiente.

Resumindo – Conforto é fundamental

Não sou designer de interiores nem nada disso. Meu objetivo neste post é relacionar o conforto do seu escritório, para quem trabalha em casa ou não, com sua produtividade. Algo que estão 100% interligados de uma maneira geral.

Melhorar seu escritório em casa e trazer mais conforto, automaticamente irá lhe trazer um maior rendimento a curto prazo. Teste estas dicas e verá o resultado do que o conforto pode fazer com sua produtividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *